Subscribe

Sobre

Império Conservado surgiu como uma idéia de homenagear e conservar o Império do Brasil e a Monarquia Parlamentar. Esta conservação simbólica floresceu dentre um grupo de jovens monarquistas desejosos de recuperar as raízes fundadoras da nação e, ao mesmo tempo, oferecer uma solução política e social adequada às condições históricas e culturais dos brasileiros.

Desde que D. João VI chegou ao Brasil começou uma nova era que culminaria na independência da corte Portuguesa. É inegável que a monarquia deu-nos os elementos que faltavam para que a sociedade aqui existente se enxergasse como nação: união, força e principalmente identidade.
O Brasil está ameaçado por uma onda de separatismos de toda sorte, preconceito e ódio de classes; uma classe política que valoriza a inépcia, a ignorância e vê sua profissão como um caminho à locupletação sob a sanção de suas vítimas: os próprios brasileiros.

Acreditamos numa monarquia parlamentar e democrática, como as modernas e atuais monarquias da Europa; um monarca e suas instituições devidamente representadas à semelhança da Carta de 1824, podem apresentar novamente uma solução de união e identidade para os brasileiros, elegendo-o para a suprema inspeção da classe política e da Nação. Somos absolutamente contrários à Monarquia Absolutista sob qualquer forma ou matiz, que foi, na História, uma exceção ao funcionamento monárquico regular. O Absolutismo em nada difere dos desmandos das piores ditaduras: o nosso objetivo é premiar a liberdade e a identidade de um povo!


Objetivos e funcionamento
O objetivo maior é munir outros jovens monarquistas, ou qualquer pessoa interessada na defesa dessa forma de governo, de acervo argumentativo.

Há muitos blogs e periódicos na Internet e em redes sociais empenhados na defesa da Monarquia Parlamentar e da recuperação da verdadeira história do Império do Brasil! Sabendo disto, buscamos uma alternativa para que cumpramos nosso papel semelhante aos demais: informar sobre a verdadeira história do Império e desvelar os mitos políticos que caíram sobre a forma monárquica de governo. O desejo dos criadores deste, no entanto, buscam algo diferente: uma ferramenta mais direta, multifacetada e que exija de seus próprios autores um aperfeiçoamento, consoante à evolução das publicações.
Esta alternativa encontramos nos estudos clássicos do discurso. À luz dos estudos e manuais de Oratória e Retórica do grande filósofo brasileiro Mário Ferreira dos Santos,* encontramos maneiras de diversificar nossos temas e propostas ao compor mais um blog monarquista, facilitando o entendimento do tema e facilitando sua expressão em quaisquer situações!

Por esse motivo o blog trabalhará com 3 seções! Cada uma voltada para um papel da boa formação retórica daquele que deseje expressar da forma mais bela, sintética e harmônica os argumentos e fatos acerca da necessidade de uma restauração monárquica no Brasil. São elas:

Historiae et Facti
Histórias e Fatos: Esta é a seção em que mais nos assemelharemos aos demais blogs sobre o tema: explicitaremos, com autores, dados, fatos e observações, a superioridade da Monarquia como forma de governo, e a importância e História do Império que criou o Brasil como nação independente e faleceu sob um golpe de conspiradores republicanos. É neste tipo de texto que nos esforçaremos para ter maior acuidade factual e maior abrangência de temas possíveis, num exercício de dialética que visa pesar prós e contras, histórias e fatos, contrapondo-os até compor-se um entendimento concreto sobre o tema.

Interrogatio
Perguntas: Inicialmente elege-se uma pergunta à escolha do autor de cada texto a ser respondida: seja ela sobre a História do Brasil Imperial ou da Monarquia como um todo. O objetivo é então, referendados pelos dados oferecidos pela seção anterior, responder rapidamente às questões que se colocam; muitas vezes sendo necessário desfazer um erro de concepção contido na própria pergunta. A vantagem desta forma de escrita é que cada autor deste blog pode oferecer diferentes ângulos de resposta à uma mesma pergunta. Esta seção é, portanto, analítica: a partir de uma única afirmação ou questionamento, encontrar suas implicações imediatas e extrair delas suas conclusões, refutando-as quando implicam em falácias ou não se adequam historicamente.
Este é o tipo de exercício em que os monarquistas devem se acostumar para desvendar com maior justeza e simplicidade as falácias que décadas de ensino republicano plantaram no imaginário brasileiro.

Oratio
Discursos: Esta seção é o coroamento de todo trabalho desenvolvido: é um exercício a que os autores se submeterão para unir o melhor das seções anteriores! O objetivo é responder à uma pergunta, não como questionamento, mas como tema, à guisa de um discurso que é lido perante uma platéia. Ou seja, o objetivo aqui é realizar uma síntese dos resultados obtidos pelas seções anteriores num texto capaz de persuadir e de agradável estesia, composto de exórdio, narração e provas, e peroração.

É acreditando nesses passos que os jovens autores deste blog acreditam prestar um serviço à nação em busca de esclarecimento, necessário para que cada leitor nosso seja capaz de buscar sua própria educação, e a partir de então tomar sobre si uma decisão de poder, que recairá sobre as gerações futuras, pois que "as leis são feitas pelos mortos". Só então, a partir do momento o Brasil tenha pessoas decididas a se comprometerem pessoalmente com a Monarquia, poder-se-á partir para o empreendimento.
Nossa tarefa é permitir os primeiros passos; a ação final deve ser um ato conjunto dos brasileiros a clamar por restauração.



* – Referimo-nos à tríade "Curso de Oratória e Retórica", "Técnica do Discurso Moderno" e "Práticas de Oratória"


Vejam nosso Histórico
 
© 2010 Todos os direitos reservados. Império Conservado
Theme by BloggerThemes & Chethstudios
Delemon's adaptation from: Design by Metalab