Subscribe

Esclarecendo a Monarquia, Parte 2: Governo e Estado

Na minha postagem anterior discorri um pouco sobre o que é e como funciona o sistema o sistema monárquico. Diferenciei a monarquia absolutista, que é uma ditadura da qual NÃO defendemos e a monarquia parlamentarista, que é democrática e falei, não só na postagem, mas através de um infográfico também, em como o governo pode ser menos corrupto nesse tipo de sistema. Agora vou falar aqui sobre governo e Estado.
Governo: é a organização, o poder e o aparato legal pelo qual os políticos exercem a sua autoridade, a via onde são feitas as decisões.
Estado: é o país soberano, com uma estrutura política organizada, ou seja, é o conjunto total das instituições que o formam, é a somatória do governo com as forças armadas, funcionalismo público etc. Para que haja Estado é necessário haver duas coisas cruciais: uma organização interna, que é o governo, e o reconhecimento de outros Estados da soberania desse governo.
Na realidade definir onde termina o Estado e começa o governo é muito difícil numa república, pois não há uma cisão clara. Isso pode se tornar perigoso, principalmente se o país estiver sob um governo coletivista, onde indivíduos passam a ser somente números para os planos do governo. Uma clara vantagem do sistema parlamentar monárquico é que justamente essa divisão se faz mais clara, permitindo que o Estado chefie de fato o governo. No nosso atual sistema presidencialista, o presidente da república faz as duas coisas: chefia o governo e o Estado, o que abre muitas oportunidades para golpes ditatoriais cruéis!
Basta observarmos a história da nossa república e contar as inúmeras revoltas internas e os golpes de Estado que o Brasil já passou, ela é testemunha do perigo que é não termos essa separação bem delineada entre os dois. Só tivemos homens aproveitadores que fizeram do nosso país uma propriedade privada que serve apenas aos interesses deles.
Ao separar concisamente o Estado do governo, também teremos mais autonomia para os estados da união (note bem que escrevi um em maiúsculo e outro em minúsculo, pois um se refere à federação e o outro às unidades que fazem parte dela), pois o poder estatal é descentralizado do governo automaticamente, o que garantiria um crescimento mais justo a todo Brasil e maior comprometimento dos políticos para com seus estados. Na monarquia, aliás, existe impeachment até para vereadores.
Restaurar a monarquia, portanto, não é interessante para aqueles que não querem justiça, retidão e moralidade, pois exige que os políticos trabalhem, coisa que nos últimos 122 anos eles não têm feito muito...

0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2010 Todos os direitos reservados. Império Conservado
Theme by BloggerThemes & Chethstudios
Delemon's adaptation from: Design by Metalab